Apresentação

O curso de Bacharelado em Física do campus São Carlos é um curso integral com duração de quatro anos (25 vagas/ano) e traz uma proposta concreta de interligação entre teoria e prática, com forte ênfase na solução de problemas através de instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados. Além da compreensão de fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais, o curso prepara seus estudantes para a busca de estudos mais avançados e incentiva a aprendizagem contínua relativa à cultura científica geral e técnica profissional específica.

O bacharel em Física pela UFSCar é um profissional com sólida formação nos conteúdos específicos da física e das ciências afins, conhecedor do método científico, portador da atitude científica pautada na ética e associada a diferentes formas e objetivos de trabalho, capaz de buscar novas formas do saber e do fazer científico e tecnológico e preparado para enfrentar novos desafios e buscar soluções com iniciativa e criatividade. Para obter o grau de Bacharel(a) em Física, o estudante deve completar 2700 h de carga horária distribuídas em:

  • 2310 h de atividades curriculares (disciplinas obrigatórias);
  • 180 h de disciplinas optativas (elencadas)
  • 210 de atividades complementares (acadêmicas, científicas e culturais - elencadas)

O Bacharel em Física, formado com o perfil de físico-pesquisador, tem como campo de atuação a pesquisa básica ou aplicada em Física. A formação permite que esse profissional encontre oportunidades de trabalho em centros de pesquisa (pesquisador), universidades (como docente ou técnico de nível superior), empresas de alta tecnologia, de computação, indústrias de dispositivos eletrônicos, mercado financeiro (bancos e fintechs, por exemplo), entre outros.

A formação completa de um pesquisador em Física, para atuar na fronteira do conhecimento, passa necessariamente pelo seu aperfeiçoamento em pós-graduação (mestrado e doutorado). Dessa forma, o profissional Bacharel em Física, terá plenas condições de realizar cursos de pós-graduação não somente em Física, mas também, nas mais diferentes áreas do conhecimento.
É importante salientar que a profissão do Físico passou a ser regulamentada por Lei Federal (nº 13.691) no dia 10 de julho de 2018.