Bolsas

Durante a graduação, é possível a obtenção de diversos tipos de bolsa, que variam conforme o seu objetivo e disponibilidade.

As bolsas de permanência estudantil (Bolsa Atividade, Bolsa Moradia e Bolsa Alimentação) visam garantir ao estudante sua efetiva participação na universidade. Mais detalhes são dados no tópico “Assistência Estudantil” e na página da ProACE (link externo).

Outra categoria de bolsa é a bolsa de extensão. A política de extensão universitária na UFSCar está comprometida com o fortalecimento da função da Universidade, isto é, produzir, sistematizar e difundir conhecimento, desenvolvendo suas atividades de pesquisa e ensino interligadas com as demandas dos setores externos (vários segmentos da população). Para conhecer as atividades de extensão aprovadas na universidade, é necessário atenção aos editais de projetos e atividades na ProEx (link externo).

A iniciação científica é outra atividade que pode ser remunerada através de uma bolsa de estudos. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBIT) são financiados pelo CNPq e voltados para a iniciação à pesquisa dos alunos de graduação, estimulando os pesquisadores da UFSCar a envolverem estudantes de graduação nas suas atividades científicas. Geralmente, esta oferta ocorre anualmente em editais específicos elaborados pela ProPq (link externo).

Esta sinergia proporciona aos bolsistas a aprendizagem de métodos de pesquisa, estimula o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pela pesquisa, além de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos de graduação. Além do CNPq, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP (link externo) é um órgão fomentador da pesquisa científica que outorga, por meio de um orientador, bolsas de iniciação científica associadas a projetos pré-estabelecidos. Para pleitear uma bolsa de iniciação científica ou tecnológica, o estudante deve procurar um professor orientador na área de seu interesse para que elaborem, em conjunto, um projeto científico adequado e desafiador.